-
Segundo Lula, “só incompetente perde eleição estando na Presidência”
-
O atual presidente também disse que não irá "vetar" candidatura de Bolsonaro em 2026 caso ele converta a inelegibilidade
- Por Camilla Ribeiro
- 27/06/2024 19h51 - Atualizado há 6 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou que somente alguém "incompetente" perde uma eleição estando na Presidência, ao mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Jair Bolsonaro foi o único candidato à reeleição que não conseguir ser reeleito presidente, perdendo para Lula em 2022.
Nesta quinta-feira (27) foi realizada essa declaração, durante uma entrevista à rádio Itatiaia.
Ao ser entrevistado sobre a possibilidade do seu antecessor conseguir reveter a inelegibilidade (Bolsonaro está proibido de concorrer eleições até 2030)
“Eu não veto candidato adversário, se ele conquistar o direito de ser candidato ele vai ser candidato. Olha, se eu derrubei ele quando eu era oposição imagina agora que eu sou situação e ele oposição. Eu vou mostrar para ele que só perde uma eleição quem está na presidência quem é incompetente” disse Lula
Candidatura em 2026
Na mesma entrevista, Lula não falar sobre sua reeleição em 2026.
O presidente relatou que disputaria ser for o único capaz de "derrotar o fascismo e a extrema-direita".
O petista citou que aguarda que consigam, até a próxima eleição, encontar alguém mais jovem e com mais disposição.
"Não vou levar o povo brasileiro a cometer um erro. Temos muita gente para ser candidata. A única hipótese em que eu disse que seria candidato é se todos os indicadores mostrarem que eu sou o único candidato capaz de derrotar o fascismo e a extrema direita não teria problema de ser candidato. Mas espero que, até lá, a gente arranje uma outra pessoa, mais jovem e com mais disposição".